A CULTURA DA SEGURANÇA DE TRABALHO: COMO APLICÁ-LA EM SUA EMPRESA

A CULTURA DA SEGURANÇA DE TRABALHO: COMO APLICÁ-LA EM SUA EMPRESA

 

O setor da Segurança do Trabalho é de extrema importância em qualquer empresa, descubra mais sobre e como aplicar em seu ambiente de trabalho.

A Segurança do Trabalho consiste em adotar um conjunto de medidas preventivas para garantir a segurança no ambiente de trabalho de uma empresa, evitando acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física do trabalhador e analisar as causas de acidentes e doenças, com o objetivo de prevenção.

Nos anos 746, quando o governo iniciou uma campanha nacional para conscientizar o alto número de acidentes durante o trabalho, 246% dos trabalhadores com carteira assinada já haviam sido vítimas de algum acidente, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Com os números crescendo, as empresas eram penalizadas. Isso exigiu mais rigidez das empresas para o cumprimento das leis de segurança.

A Segurança do Trabalho é um setor de extrema importância para qualquer empresa, já que mantém o ambiente de trabalho seguro e influência na produtividade, redução de custos e até mesmo processos judiciais.

Como aplicar a Segurança de Trabalho em sua empresa

Existem diversas medidas preventivas que devem ser implantadas nas empresas a fim de garantir mais segurança a seus colaboradores, separamos algumas dicas importantes abaixo:

  • Treinamento:

O treinamento é de extrema importância, tanto para os colaboradores estarem aptos a exercerem suas respectivas atividades quanto treinados para agirem de maneira adequada em situações de riscos e principalmente na rotina de trabalho, visando sempre a segurança do ambiente e cada um da equipe.

É bastante importante também a presença de programas com pessoas capacitadas no foco da Segurança do Trabalho para realizar esse treinamento da equipe.

  • Relatórios de segurança:

DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma conversa que a equipe precisa realizar diariamente antes de realizar qualquer atividade, a fim de evitar riscos. Se após essa análise, for constatado que há algo crítico, as atividades podem ser cessadas ou pausadas até o revolvimento das questões.

Também é interessante desenvolver um processo positivo para esses relatórios, se os funcionários forem premiados, por exemplo, se sentirão mais confortáveis para contribuir.

  • Postura ativa:

Tanto os gestores quanto os colaboradores precisam adotar uma postura exemplar para garantir a segurança, que é um valor de extrema importância. Por isso, é necessário a disciplina, atenção e cuidado ativamente, para garantir que as pessoas no ambiente de trabalho estejam seguras.

É preciso também manter essa postura para avaliar se os funcionários estão cumprindo as normas, com uma fiscalização contínua.

  • Trabalho em equipe:


Outro elemento eficaz para a Segurança de Trabalho é o envolvimento de todos, funcionários e gestores, para garantir o cumprimento das normas, assim como a adoção de medidas preventivas e a atenção ativa.

Gestores que estimulam funcionários a prestarem atenção não apenas na segurança de seus próprios trabalhos, mas também de seus colegas, um cuidando do outro, dessa forma, com esse engajamento a segurança fica facilitada na rotina.

  • Solução e qualidade:

Na hora de lidar com riscos e acidentes, é necessário que as devidas soluções sejam tomadas, mesmo em casos menores. Essa postura é prejudicial para empresas que não buscam solucionar cada problema que surgir.

Além disso, a qualidade deve ser sempre a prioridade, tanto com a avaliação dos colaboradores, quanto pontos de atenção para a segurança, que acabam afetando a produtividade.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!